Artes e design é uma área que abrange uma vasta gama de possibilidades. São muitas as profissões no novo mercado de trabalho que precisam de habilidades criativas, e de profissionais com curiosidade, e que tenham facilidade de expressar e tocar sentimentos. Veja abaixo qual carreira profissional combina com você.
São hábeis em dança e esportes; gostam de criar coisas com as mãos; têm excelente coordenação física; lembram-se fazendo, em vez de ouvir ou ver.
Leia MaisLembram-se de informações escritas e faladas; gostam de ler e escrever; debatem ou fazem discursos persuasivos; são capazes de explicar bem as coisas.
Leia MaisTêm uma compreensão rica da estrutura musical, ritmo e notas; divertem-se cantando e tocando instrumentos musicais; reconhecem padrões musicais e tons facilmente; lembram-se de músicas e melodias.
Leia MaisLeem e escrevem por prazer; são bons em montar quebra-cabeças; interpretam bem imagens, gráficos e tabelas; desfrutam de desenho, pintura e artes visuais; reconhecem padrões facilmente.
Leia MaisUm artesão é um profissional especializado que executa um ofício individualmente ou em grupo, com o objetivo de transformar matéria-prima em produtos acabados utilizando principalmente técnicas manuais. Além de possuir habilidade e conhecimento sobre as técnicas específicas da sua atividade, o artesão também é experiente nos materiais e processos envolvidos. Ele é responsável por todo o processo de criação, desde a concepção da ideia até a finalização da peça, incluindo a seleção dos materiais, a execução das técnicas específicas e a aplicação de acabamentos. O trabalho do artesão pode envolver diversas áreas, como cerâmica, marcenaria, joalheria, tecelagem, escultura, pintura, entre outras. Cada profissional desenvolve suas habilidades em uma ou mais áreas específicas, utilizando materiais diversos, como madeira, metal, tecido, argila, vidro, pedras preciosas, entre outros.
Um escultor pode trabalhar na restauração de monumentos e esculturas, sejam elas públicas ou privadas, criar adereços e modelos para as mais diversas funções e aplicações, além de poder criar sua própria exposição em museus, galerias.
O profissional em Moda atua, essencialmente, com a criação e comercialização de roupas e acessórios. Ele desenha bolsas, sapatos, joias e qualquer peça de roupa, pesquisa tipos de tecidos e cria estampas e texturas. Além do estilismo (criação de roupas), este profissional pode atuar em diferentes setores da Moda.
O dançarino pode desenvolver atividades envolvendo, bailado ou dança, coreografia e ensino. Atuar como intérprete e coreógrafo em espetáculos, performances e eventos. Desenvolver trabalhos de preparação corporal para atores e dançarinos no teatro e na TV. Produzir e dirigir espetáculos teatrais.
O profissional utiliza os movimentos corporais e voz para desenvolver e representar personagens que transmitem uma história, ideias ou sentimentos para o público. Os interessados neste curso de graduação podem seguir carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico.
Suas atividades incluem a análise de textos literários e não literários, a produção de textos próprios, o ensino de línguas e literaturas, a pesquisa acadêmica, a tradução, a revisão de textos, entre outras. Profissionais formados em Letras, como professores, tradutores e revisores, desempenham um papel fundamental na educação, na comunicação e na preservação cultural.Editar textos e imagens para publicação e, para tanto, selecionar o que publicar, definir pauta e planejamento editorial, coordenar o processo de edição, pesquisar novos projetos editoriais e participar da divulgação da obra. Responsabilizar-se pela publicação. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um copywriter é um profissional de marketing que cria textos persuasivos para promover produtos, serviços, marcas ou ideias. A sua principal função é incentivar o público-alvo a realizar uma ação desejada, como comprar um produto, assinar um serviço ou se inscrever em uma newsletter. Os tradutores convertem informações, palavras e informações linguísticas de um idioma para outro. Os escritores profissionais podem produzir obras literárias (romances, contos, poesias), peças de teatro ou até mesmo roteiros para cinema e TV. Estas obras podem ser de ficção ou documentais (que retratam acontecimentos reais).
A profissão de comunicador digital envolve a criação, gerenciamento e disseminação de conteúdos e estratégias de comunicação em plataformas digitais. Esses profissionais trabalham para conectar marcas, empresas ou indivíduos ao seu público-alvo por meio de diversas ferramentas e formatos digitais, como redes sociais, blogs, e-mail marketing, vídeos e podcasts.
Entre as funções desse profissional, estão: criar canais seguros e eficientes de diálogo com clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Também deve planejar estratégias de aproximação com o público interno e externo. Quem se forma em Relações Públicas pode trabalhar em diferentes setores e áreas de atuação.
A profissão em Língua Portuguesa e Estrangeira abrange diversas áreas que envolvem o ensino, a tradução, a interpretação e a comunicação em diferentes idiomas. Profissionais nessa área são fundamentais para promover a fluência linguística e a compreensão intercultural, atuando em ambientes acadêmicos, corporativos, de tradução e na mídia.
O profissional utiliza os movimentos corporais e voz para desenvolver e representar personagens que transmitem uma história, ideias ou sentimentos para o público. Os interessados neste curso de graduação podem seguir carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico. A profissão em Artes e Ciências abrange uma variedade de áreas que combinam a expressão artística com o pensamento crítico e analítico. Esse campo interdisciplinar permite que os profissionais explorem a intersecção entre as artes, as ciências sociais, as ciências naturais e as humanidades, possibilitando uma compreensão mais ampla da cultura, da sociedade e do comportamento humano.
Compor e arranjar obras musicais. Interpretar músicas por meio de instrumentos ou voz. Ensaiar, aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação. Pesquisar e criar propostas no campo musical.
Produz eventos de entretenimento e dirige programas de televisão. Realiza pesquisa de mercado, define conceitos de identidade visual e musical e desenvolve estratégias de marketing para divulgação.
Um Disk Jockey (DJ) é uma figura que seleciona diversas músicas trabalhando suas composições para apresentá-las a um determinado público. Essa comunicação com o ouvinte pode acontecer pelas ondas do rádio, clubs, shows, festivais, eventos comemorativos diversos, dentre tantas outras possibilidades.
O instrumentista realiza a instalação, comissionamento e manutenção em equipamentos utilizados para controle de processos industriais com atuação nos diversos segmentos da indústria.
Profissional da música que utiliza sua voz para interpretar e apresentar canções ao vivo ou em gravações. Seu trabalho pode incluir performances ao vivo em palcos, gravação de músicas para álbuns e trilhas sonoras, participação em comerciais e eventos.
Pelo fato do compositor ser o autor de obras musicais, com ou sem letras, a atuação do profissional pode abranger cenários como a criação de harmonias, ritmos e melodias. Independentemente do estilo musical, o compositor atua com a escrita e com o ato da composição musical.
O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. O trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial - fotografias em estúdio, por exemplo.
O artista plástico é o profissional que detém conhecimento de técnicas e materiais responsáveis pela criação de obras artísticas. Com o referido conhecimento, o artista plástico pode se especializar na utilização de materiais, como por exemplo, tinta, argila e gesso, em sua produção. O desenvolvimento artístico pode ter propósito de mercado ou educacional.
O designer de moda é responsável por criar, desenhar, desenvolver e administrar processos no setor da moda, nas diferentes etapas de realização de um produto, que vão além da fabricação têxtil. O profissional tem as atribuições para criar o conceito no estilo das roupas, realizar a modelagem, gerenciar a produção fabril ou ainda ficar responsável por eventos e pela estética da divulgação das campanhas de moda, assim como suas estratégias de marketing. O designer de moda conhece o que está em alta nas estações do ano, indica looks e assessora artistas e outros clientes na vestimenta para ações especiais ou do cotidiano.
Um diretor de arte é um profissional criativo e estratégico que desempenha um papel fundamental na indústria da publicidade, do design gráfico, do cinema e de várias outras áreas relacionadas. Sua principal responsabilidade é traduzir conceitos e ideias em comunicações visuais atraentes e impactantes.
Um cenógrafo é um profissional fundamental no universo das artes cênicas e do audiovisual. Sua principal função é conceber e criar o ambiente físico e visual no qual uma peça de teatro, filme, programa de televisão ou qualquer outra produção artística acontece. Para isso, o cenógrafo trabalha em estreita colaboração com diretores, produtores, figurinistas e outros membros da equipe criativa.
O profissional é responsável pela composição do jogo, portanto, o Designer de Games abrange os desafios da pré-produção, a programação do projeto, a criação do roteiro e dos personagens, além dos testes de execução do jogo. Vale destacar que a área de Design de Games está bastante ligada ao ramo do entretenimento.
O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos. Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir.
A profissão de UX Designer (Designer de Experiência do Usuário) foca na criação de produtos e serviços que ofereçam uma experiência positiva e intuitiva para os usuários. Essa função é essencial em áreas como design de interfaces digitais, desenvolvimento de aplicativos e websites, buscando sempre otimizar a usabilidade e a satisfação do usuário.
O desenhista industrial elabora, desenvolve e executa projetos de design para a indústria, principalmente, na produção de produtos e mercadorias. O Desenhista Industrial tem possibilidade de atuação em empresas de pequeno, médio ou grande porte. Geralmente, em casos de atuações para grandes empresas, realiza suas atribuições em uma equipe de engenheiros e designers.
Um designer de produtos é um profissional que projeta, aprimora e supervisiona o desenvolvimento de produtos, desde a concepção até a comercialização. Ele é responsável por garantir que o produto seja inovador, funcional, ergonômico, intuitivo e útil para o usuário.