Essa área do conhecimento, como o nome sugere, abrange informações sobre o ser humano e suas relações, buscando compreender fenômenos sociais, históricos e culturais.
Analisam bem seus pontos fortes e fracos; gostam de analisar teorias e ideias; tem um excelente autoconhecimento; compreendem a base para suas próprias motivações e sentimentos.
Leia MaisSão bons comunicadores; são hábeis em comunicação não verbal; têm habilidades de mediação de conflitos; têm facilidade para desenvolver vínculos sociais.
Leia MaisLembram-se de informações escritas e faladas; gostam de ler e escrever; debatem ou fazem discursos persuasivos; são capazes de explicar bem as coisas
Leia MaisNão gostam de aprender tópicos desconhecidos que não têm conexão com a natureza; tem interesse em assuntos como botânica, biologia e zoologia; categorizam e catalogam informações facilmente; desfrutam de camping, jardinagem, caminhadas e explorar o ar livre.
Leia MaisTêm uma compreensão rica da estrutura musical, ritmo e notas; divertem-se cantando e tocando instrumentos musicais; reconhecem padrões musicais e tons facilmente; lembram-se de músicas e melodias
Leia MaisO Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
É responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental, como dependência química, depressão e ansiedade, por exemplo. O psiquiatra pode se especializar em psiquiatria infantojuvenil, forense, psicogeriatria, psicoterapia e interconsulta em hospital geral.
Os escritores profissionais podem produzir obras literárias (romances, contos, poesias), peças de teatro ou até mesmo roteiros para cinema e TV. Estas obras podem ser de ficção ou documentais (que retratam acontecimentos reais)
Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico. Além disso, o filósofo analisa as obras e o pensamento de grandes autores e correntes da Filosofia, refletindo sobre as diferentes interpretações das questões políticas, éticas, morais, metafísicas e políticas da sociedade, teorizando também sobre conceitos abstratos como tempo, espaço, verdade, amor e Deus.
O sociólogo tem como função básica analisar a realidade social através de pesquisas e levantamento de dados. É um profissional que produz informações e diagnósticos que servem de subsídio para ações práticas de órgãos do governo ou mesmo de empresas privadas.
Serviço Social é a área responsável pelo atendimento de demandas da sociedade com o objetivo de reduzir as desigualdades e garantir o acesso à educação, saúde, alimentação, moradia, emprego, entre outros direitos fundamentais. O profissional com essa formação é o assistente social. Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.
Um administrador tem múltiplas responsabilidades e funções dentro de uma empresa — ele é responsável por liderar pessoas, estruturar processos gerenciais e controlar recursos internos, como tempo, finanças e materiais.
O profissional de marketing é encarregado de orquestrar, executar e monitorar diferentes técnicas de marketing para marcas em diversos segmentos. Como parte do trabalho, ele se dispõe a estudar o mercado, os desejos e comportamentos do público-alvo e os objetivos das empresas. Seu papel envolve criar estratégias que tornem os atrativos ou serviços mais atrativos para possíveis clientes, gerando assim uma fidelização e um aumento/estabilização das vendas. É também responsabilidade deste profissional cuidar da imagem das empresas perante o público, estabelecendo uma boa reputação para a marca de modo que os próprios consumidores se sintam impelidos a recomendá-la para outras pessoas.
O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos. Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca, elaborar estratégias de vendas, entre outros.O publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para então poder criar propagandas e anúncios que atinjam o público desejado. Após o período de veiculação da campanha, o publicitário realiza pesquisas para avaliar o impacto exercido sobre o consumidor. Um publicitário pode trabalhar com o planejamento e desenvolvimento de produtos, desenhando embalagens, criando conteúdo para rótulos e participando da escolha de formatos, cores e materiais que compõem o produto.
O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas. Há muitas funções que um jornalista pode exercer. Uma delas é a de repórter, que irá pesquisar, coletar dados, escrever e relatar informações, além de conduzir entrevistas. Já o editor é responsável por gerenciar o conteúdo que será publicado e o trabalho dos repórteres, além de revisar as matérias. Há também o diagramador, pauteiro, redator, chefe de reportagem, colunista, fotojornalista, apresentador (locutor ou âncora). Outra função que o jornalista pode exercer é o de assessor de imprensa. Devido a suas funções de checagem e apresentação de fatos e informações de interesse público à sociedade, o jornalista adquire papel importante para a manutenção da democracia.
Conhecida pela sua versatilidade, a área de Recursos Humanos possibilita a atuação profissional nas áreas de Departamento Pessoal, Recrutamento e Desenvolvimento Organizacional. Além disso, a formação nesta área propicia um cenário de múltiplas inserções no mercado de trabalho ao profissional de RH. O profissional é encarregado de organizar entrevistas, coordenar a contratação e integrar novos funcionários à empresa. Ele também é responsável por garantir o preenchimento de toda a documentação envolvida na contratação, e certificar que tudo, desde o primeiro dia, é realizado corretamente. A missão do RH é garantir que os funcionários da empresa sejam adequadamente gerenciados, adequadamente remunerados e efetivamente treinados.
A área de Comércio Exterior é considerada bastante completa, sendo uma somatória de diversos campos do ambiente administrativo — já que você adquire conhecimentos em tributação, contabilidade, economia e administração. Muitos dos profissionais trabalham em organizações privadas, podendo atuar nos setores estratégicos de importação e exportação, de desenvolvimento de planos de marketing e logística, de análise e auditoria das taxas aduaneiras e diversas outras frentes. Entre suas atribuições, na importação e na exportação, você será responsável para que os processos aconteçam de acordo com a lei dos países envolvidos nas negociações — incluindo lidar com a documentação, logística, conversão das moedas, impostos, entre outros fatores.
Os profissionais dessa área podem atuar em diversos campos, tais como: diplomacia, comércio internacional, resolução de conflitos, cooperação internacional, direito internacional, entre outros. No campo da diplomacia, trabalham em embaixadas, consulados e delegações internacionais, promovendo a representação e defesa dos interesses do seu país no cenário global. Na área de comércio internacional, podem atuar em empresas, governos e organizações, negociando acordos comerciais e monitorando o cumprimento de acordos já firmados. Relações Internacionais (RI) é uma área de estudo que examina as interações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países. O campo busca entender como essas relações afetam não apenas os Estados, mas também empresas e outros atores além das fronteiras nacionais, traçando dinâmicas que influenciam o cenário global.
O cientista político atua com base na elaboração de análises sobre o cenário político nacional, o que inclui ações do poder executivo, legislativo e judiciário. Além disso, o especialista emite seu parecer sobre os principais acontecimentos políticos nacionais e mundiais.
O profissional formado em Ciências Sociais atua na análise dos hábitos e costumes de diversos grupos sociais, bem como suas características religiosas, familiares, organização institucional e econômica.
Realiza estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas sobre o homem e a humanidade e organiza informações para elaboração de documentos técnico-científicos.
Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
O advogado é o profissional responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais do país em que atua. Para realizar essa defesa, o advogado precisa ter um bom conhecimento das leis, desenvolver argumentos convincentes e se comunicar verbalmente de forma adequada. Nos casos mais comuns, o advogado recebe o cliente em seu escritório, estuda o caso e as possibilidades de defesa ou acusação e oferece as soluções mais vantajosas que a lei permite. Por prestar seus serviços, o profissional recebe seus honorários, que são previamente combinados entre as partes. Além do cotidiano em tribunais, o advogado também pode realizar uma consultoria sobre leis para pessoas e empresas que necessitem basear suas ações e evitar conflitos judiciais.
Conhecida pela sua versatilidade, a área de Recursos Humanos possibilita a atuação profissional nas áreas de Departamento Pessoal, Recrutamento e Desenvolvimento Organizacional. Além disso, a formação nesta área propicia um cenário de múltiplas inserções no mercado de trabalho ao profissional de RH. O profissional é encarregado de organizar entrevistas, coordenar a contratação e integrar novos funcionários à empresa. Ele também é responsável por garantir o preenchimento de toda a documentação envolvida na contratação, e certificar que tudo, desde o primeiro dia, é realizado corretamente. A missão do RH é garantir que os funcionários da empresa sejam adequadamente gerenciados, adequadamente remunerados e efetivamente treinados.
O profissional de marketing é encarregado de orquestrar, executar e monitorar diferentes técnicas de marketing para marcas em diversos segmentos. Como parte do trabalho, ele se dispõe a estudar o mercado, os desejos e comportamentos do público-alvo e os objetivos das empresas. Seu papel envolve criar estratégias que tornem os atrativos ou serviços mais atrativos para possíveis clientes, gerando assim uma fidelização e um aumento/estabilização das vendas. É também responsabilidade deste profissional cuidar da imagem das empresas perante o público, estabelecendo uma boa reputação para a marca de modo que os próprios consumidores se sintam impelidos a recomendá-la para outras pessoas.
O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas. Há muitas funções que um jornalista pode exercer. Uma delas é a de repórter, que irá pesquisar, coletar dados, escrever e relatar informações, além de conduzir entrevistas. Já o editor é responsável por gerenciar o conteúdo que será publicado e o trabalho dos repórteres, além de revisar as matérias. Há também o diagramador, pauteiro, redator, chefe de reportagem, colunista, fotojornalista, apresentador (locutor ou âncora). Outra função que o jornalista pode exercer é o de assessor de imprensa. Devido a suas funções de checagem e apresentação de fatos e informações de interesse público à sociedade, o jornalista adquire papel importante para a manutenção da democracia.
Entre as funções desse profissional, estão: criar canais seguros e eficientes de diálogo com clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Também deve planejar estratégias de aproximação com o público interno e externo. Quem se forma em Relações Públicas pode trabalhar em diferentes setores e áreas de atuação.
Ele realiza estudos e análises de mercado e pode lidar tanto com questões econômicas em grande escala, nacionais e internacionais, como com projetos de investimentos de pequenas empresas. O economista encontra oportunidades de emprego em empresas privadas, em órgãos públicos e também no terceiro setor.
O advogado é o profissional responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais do país em que atua. Para realizar essa defesa, o advogado precisa ter um bom conhecimento das leis, desenvolver argumentos convincentes e se comunicar verbalmente de forma adequada. Nos casos mais comuns, o advogado recebe o cliente em seu escritório, estuda o caso e as possibilidades de defesa ou acusação e oferece as soluções mais vantajosas que a lei permite. Por prestar seus serviços, o profissional recebe seus honorários, que são previamente combinados entre as partes. Além do cotidiano em tribunais, o advogado também pode realizar uma consultoria sobre leis para pessoas e empresas que necessitem basear suas ações e evitar conflitos judiciais.
O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas. Há muitas funções que um jornalista pode exercer. Uma delas é a de repórter, que irá pesquisar, coletar dados, escrever e relatar informações, além de conduzir entrevistas. Já o editor é responsável por gerenciar o conteúdo que será publicado e o trabalho dos repórteres, além de revisar as matérias. Há também o diagramador, pauteiro, redator, chefe de reportagem, colunista, fotojornalista, apresentador (locutor ou âncora). Outra função que o jornalista pode exercer é o de assessor de imprensa. Devido a suas funções de checagem e apresentação de fatos e informações de interesse público à sociedade, o jornalista adquire papel importante para a manutenção da democracia.
Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
O profissional de Letras pode ter diferentes funções, dependendo da carreira escolhida. Pela formação, ele está apto a ministrar aulas de português, literatura, redação e idioma estrangeiro. Além disso, também pode trabalhar com tradução, produção textual, revisão e editoração, entre outras atividades.
O historiador é o profissional que pesquisa e investiga a história de povos e nações. Ele é um profissional essencial no estudo crítico das relações sociais, políticas, culturais e econômicas entre indivíduos, sociedades e países.
A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.
Influenciadores digitais (ou digital influencers) são pessoas que se destacam por meio de um ou mais canal na internet. Entre eles, estão as redes sociais e os blogs. Por meio de sua posição de prestígio, afetam o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.
Um youtuber, também conhecido como personalidade do YouTube, celebridade do YouTube ou criador de conteúdo do YouTube, é um tipo de celebridade e cinegrafista da Internet que ganhou popularidade no site de compartilhamento de vídeos YouTube. Às vezes, networks apoiam tais celebridades.
Desenvolve, gerencia e alimenta canais de comunicações internas e externas. Elabora o plano de mídia, planeja e desenvolve campanhas e eventos. Registra as demandas identificadas, aplica palestras sobre o empreendimento para o público. Elabora os relatórios e faz os registros fotográficos de todas as ações.
O Radialista é o profissional responsável por organizar e participar de programas narrados em rádios. Um Radialista assume inúmeras funções dentro do setor, como por exemplo, direção, roteiro, projetos, criação, e muitos outros, sendo o mais comum à locução. Está sob as responsabilidades de um Radialista fazer a locução de notícias cotidianas e de caráter nacional/internacional, narração de partidas esportivas, fazer a elaboração de pautas de programas, selecionando as melhores notícias do dia, que serão transmitidas ao ouvinte e seleção musical no caso de programas de entretenimento, fazer a edição de programas, selecionando o que irá ao ar, criar blocos ou programas inteiros para a rádio, fazer elaboração de uma pauta diária de reportagens de rua, entrevistando pessoas com um gravador, sobre determinado assunto que irão abordar.
O Filósofo procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico. Além disso, o filósofo analisa as obras e o pensamento de grandes autores e correntes da Filosofia, refletindo sobre as diferentes interpretações das questões políticas, éticas, morais, metafísicas e políticas da sociedade, teorizando também sobre conceitos abstratos como tempo, espaço, verdade, amor e Deus.
Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
Um Mestre espiritual é um Ser que alcançou o domínio dos seus pensamentos, sentimentos e ações.
O teólogo é o profissional que estuda as religiões e os aspectos relacionados a ela, como rituais, doutrinas, códigos, textos sagrados, baseando-se em conceitos e teorias de filosofia, história, psicologia e sociologia.
O sociólogo tem como função básica analisar a realidade social através de pesquisas e levantamento de dados. É um profissional que produz informações e diagnósticos que servem de subsídio para ações práticas de órgãos do governo ou mesmo de empresas privadas.
O palestrante é aquele que domina os elementos comunicação, a técnica e o poder da oratória, associados ao conhecimento. O palestrante é um expert em mexer com as emoções, sempre com o propósito de oferecer soluções para os problemas das pessoas.
O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Realiza estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas sobre o homem e a humanidade e organiza informações para elaboração de documentos técnico-científicos.
Serviço Social é a área responsável pelo atendimento de demandas da sociedade com o objetivo de reduzir as desigualdades e garantir o acesso à educação, saúde, alimentação, moradia, emprego, entre outros direitos fundamentais. O profissional com essa formação é o assistente social. Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.
Um diplomata é um profissional altamente treinado e dedicado que representa seu país nas relações internacionais. Sua função principal é promover os interesses e objetivos do governo ao qual servem em contextos internacionais.
Um especialista em direitos humanos pode trabalhar em organizações governamentais, como programas de direitos humanos de um Estado-nação ou organismos internacionais, como a ONU. Eles também podem trabalhar em organizações não-governamentais, como organizações ou associações de direitos humanos. Os especialistas em direitos humanos desempenham um papel importante na promoção, defesa e educação sobre os direitos humanos. Eles trabalham para garantir que todas as pessoas tenham os mesmos direitos e acesso à justiça. Eles também monitoram e investigam violações dos direitos humanos, bem como trabalham para encontrar soluções para as violações.
Compor e arranjar obras musicais. Interpretar músicas por meio de instrumentos ou voz. Ensaiar, aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação. Pesquisar e criar propostas no campo musical.
Pelo fato do compositor ser o autor de obras musicais, com ou sem letras, a atuação do profissional pode abranger cenários como a criação de harmonias, ritmos e melodias. Independentemente do estilo musical, o compositor atua com a escrita e com o ato da composição musical.
Ministrar aulas teóricas e práticas de Música conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, acompanha o desenvolvimento de alunos e planeja aulas.
O musicoterapeuta usa a música e seus elementos, como o som, ritmo, melodia e harmonia, para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. Emprega instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar pessoas com distúrbios da fala e da audição ou deficiência mental. Atua, também, na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou de convalescentes de acidentes vasculares cerebrais. Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado e contribui para melhorar a qualidade de vida de idosos e pacientes de doenças crônicas. Ademais, o papel da música é o de atuar promovendo a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração de menores infratores.Pode trabalhar em hospitais, clínicas, instituições de reabilitação ou centros de geriatria e gerontologia.
São profissionais responsáveis pela criação da letra de uma canção, ou seja, seu texto propriamente dito. Trabalham em conjunto com compositores e instrumentistas para desenvolver obras de música erudita, teatro musical e música popular