A área de saúde é repleta de oportunidades. São diversas opções de cursos e especializações que atendem a diferentes perfis profissionais. Isso porque é possível escolher uma carreira que ofereça assistência direta ao paciente ou uma profissão voltada para a pesquisa, em que se buscam soluções para saúde populacional.
Tem excelentes habilidades de resolução de problemas, gostam de pensar em ideias abstratas, sabem como conduzir experimentos científicos, podem resolver cálculos complexos.
Leia MaisSão bons em montar quebra-cabeças; interpretam bem imagens, gráficos e tabelas; desfrutam de desenho, pintura e artes visuais; reconhecem padrões facilmente.
Leia MaisNão gostam de aprender tópicos desconhecidos que não têm conexão com a natureza; tem interesse em assuntos como botânica, biologia e zoologia; categorizam e catalogam informações facilmente; desfrutam de camping, jardinagem, caminhadas e explorar o ar livre.
Leia MaisSão bons comunicadores, são hábeis em comunicação não verbal, tem habilidades de mediação de conflitos, tem facilidade para desenvolver vínculos sociais.
Leia MaisAnalisam bem seus pontos fortes e fracos; gostam de analisar teorias e ideias; tem um excelente autoconhecimento; compreendem a base para suas próprias motivações e sentimentos.
Leia MaisTem excelentes habilidades de resolução de problemas, gostam de pensar em ideias abstratas, sabem como conduzir experimentos científicos, podem resolver cálculos complexos.
Leia MaisO dançarino pode desenvolver atividades envolvendo, bailado ou dança, coreografia e ensino. Atuar como intérprete e coreógrafo em espetáculos, performances e eventos. Desenvolver trabalhos de preparação corporal para atores e dançarinos no teatro e na TV. Produzir e dirigir espetáculos teatrais.
Um ator é o profissional que interpreta e representa uma ação dramática, com o objetivo de transmitir ao público um conjunto de ideias, ações e emoções. O ator utiliza recursos vocais, corporais e emocionais em sua atuação, muitas vezes, por meio de improvisações individuais ou coletivas, ou então previamente criados por um autor e ensaiados anteriormente. Além disso, o ator pode manipular bonecos ou interpretar a imagem ou a voz de outro ator.
O esportista é aquela pessoa que realiza alguma atividade esportiva, como corrida, musculação, natação, triatlo, esportes coletivos, sem caráter profissional. O atleta é o esportista que apresenta um nível profissional e atinge altos níveis de desempenho, tendo como foco a competição.
O mergulhador profissional raso é responsável por executar serviços debaixo d'água como, conectar tubulações, fazer soldas, realizar limpeza de estruturas subaquáticas como navios, etc. Ou seja, a rotina de um mergulhador profissional lembra muito a rotina de um operário de fábrica, mas embaixo d'água.
Bombeiros são entidades da Proteção Civil cujos membros são treinados para atuarem em caso de incêndios, para resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais, salvamento em grande ângulo. Fornecem socorro de emergência médica e pré-hospitalar.
Através do ensino e prática de atividades corporais, o profissional de Educação Física possui atuação direta com a saúde e a qualidade de vida das pessoas. O profissional formado em Educação Física está apto ao trabalho educativo, tanto para os alunos do ensino fundamental e médio, quanto para lecionar em instituições de ensino superior. O curso de bacharelado habilita o profissional ao trabalho em diversas áreas: hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras. Por outro lado, o diploma de licenciatura é necessário para lecionar em escolas.
O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área médica, ou especializado em alguma atividade ou função específica. Para atender seus pacientes, o médico pode indicar tratamentos a base de remédios, realizar procedimentos cirúrgicos e solicitar exames de saúde para melhor diagnóstico ou acompanhamento da evolução do paciente.
O profissional de Odontologia é responsável pela limpeza, restauração e extração dos dentes. Ele faz cirurgias, procedimentos estéticos, instala e projeta próteses e trata doenças na gengiva, bochecha, língua e ossos da face.
O fisioterapeuta é um profissional da saúde capacitado para prevenir possíveis lesões, e reabilitar pacientes com lesões que por algum motivo já aconteceram. Além disso, analisa, interpreta exames e laudos e, após uma boa avaliação, é capaz de traçar um diagnóstico fisioterapêutico
O cirurgião é o profissional responsável por procedimentos no corpo de um paciente, com o objetivo de restabelecer sua saúde. A cirurgia também pode ser uma prática para diagnosticar doenças e ter função estética, visando alterações na aparência da pessoa.
O agrônomo é capacitado para planejar e executar projetos agropecuários, administrar uma propriedade rural, coordenar plantios, controlar as pragas de uma lavoura e muito mais. Todas essas tarefas significam que o curso de Agronomia realmente é capaz de abrir portas no mercado.
Estudar seres vivos, desenvolver pesquisas nas diversas áreas da biologia. Inventariar biodiversidade. Organizar coleções biológicas, manejar recursos naturais, desenvolver atividades de educação ambiental. Realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais.
O profissional formado em Ciências Ambientais lida com questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade, bioeconomia, etc. O objetivo deste profissional é recuperar áreas degradadas ou contaminadas, promovendo a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Ele realiza estudos de impacto ambiental e gerencia unidades de conservação (como Parques Nacionais, Áreas de proteção Ambiental e florestas). Também faz parte do trabalho deste profissional diagnosticar problemas ambientais locais, regionais ou globais, e propor alternativas para solucioná-los.
Atua com a realização de pesquisas e estudos sobre as espécies vegetais, os botânicos podem atuar em diversas áreas, como pesquisa científica, conservação ambiental, jardinagem, agricultura, indústria farmacêutica e educação.
O nutricionista é o profissional que orienta e aconselha pacientes sobre hábitos alimentares, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar. Sua principal função é auxiliar as pessoas a alcançarem uma alimentação equilibrada e saudável, adequada às suas necessidades individuais. Prescrever, avaliar e supervisionar dietas para pacientes. Planejar programas de reeducação alimentar específicos para cada tratamento. Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição: Escolher, comprar, estocar, cuidar da higiene e da preparação de alimentos em cozinhas industriais.
Para além da atuação direta com o público, há peritos atuando no desenvolvimento e na produção de medicamentos, seja na indústria ou na farmácia com manipulação. Também há farmacêuticos ajudando na detecção de doenças por meio da realização de exames de diagnóstico e aplicação das análises clínicas.
Um veterinário desempenha um papel crucial no cuidado e bem-estar dos animais. Sua função abrange uma variedade de responsabilidades que visam garantir a saúde física e emocional dos animais, sejam eles de estimação, de produção ou selvagens. No dia a dia, um veterinário realiza exames clínicos detalhados para diagnosticar doenças, lesões e outras condições de saúde em animais. Com base nos diagnósticos, eles prescrevem tratamentos apropriados, que podem incluir medicamentos, cirurgias ou terapias específicas. Além do tratamento de doenças, os veterinários também são responsáveis pela prevenção. Eles administram vacinas para proteger os animais contra doenças contagiosas e realizam procedimentos de higiene, como limpeza dentária e cuidados com as unhas. Educar os proprietários de animais sobre práticas de cuidados adequados também é parte fundamental do trabalho do veterinário, ajudando a garantir que os animais tenham um ambiente saudável e seguro.
O profissional de Zoologia pode trabalhar em instituições públicas e privadas, através de estudos para a área ambiental e seus respectivos impactos aos animais; na gestão de zoológicos, parques, reservas naturais e museus; e na área acadêmica, junto a universidade e órgãos de pesquisas.
O paleontólogo faz escavações em busca desses seres que ficaram preservados nas rochas sob a forma de fósseis. Seu objeto de estudo não se limita aos dinossauros, mas inclui também outros tipos de répteis, peixes, mamíferos, anfíbios, vegetais, invertebrados, fungos e bactérias.
O oceanógrafo atua precisamente nos meios marinhos e costeiros, nas seguintes atribuições, de acordo com Zaher: > Preservação, conservação e monitoramento; > Atuação em obras, instalações, estruturas e quaisquer outros empreendimentos. > Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de exploração e explotação, de uma maneira ecologicamente viável. > Emissão e assinatura de laudos técnicos e pareceres que viabilizem métodos e técnicas de gestão que não agridam a vida marinha
Estuda a Terra como um todo, sua origem, composição, estrutura e história, bem como os processos que deram origem ao seu estado atual e os que governam as transformações que ocorrem no presente.
O terapeuta é o profissional dentro da segmentação da saúde que se dedica aos cuidados e à reparação de problemas danosos à saúde. Popularmente conhecido, o terapeuta costuma ser o profissional de Psicologia que atua na área clínica, propondo atendimento e ajuda psicológica.
O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área médica, ou especializado em alguma atividade ou função específica. Para atender seus pacientes, o médico pode indicar tratamentos a base de remédios, realizar procedimentos cirúrgicos e solicitar exames de saúde para melhor diagnóstico ou acompanhamento da evolução do paciente.
O enfermeiro é o profissional que atua na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças nas pessoas e comunidades, além de lidar diariamente com o cuidado humano, seja com sua saúde e bem-estar ou em área de pesquisa e ensino.
O fisioterapeuta é um profissional da saúde capacitado para prevenir possíveis lesões, e reabilitar pacientes com lesões que por algum motivo já aconteceram. Além disso, analisa, interpreta exames e laudos e, após uma boa avaliação, é capaz de traçar um diagnóstico fisioterapêutico
O profissional habilitado para prevenir, diagnosticar e tratar problemas ligados a essas habilidades em todas as faixas etárias é o fonoaudiólogo. Ele é apto também a aprimorar a comunicação de pessoas que utilizam a voz como ferramenta de trabalho.
Esse profissional trabalha a partir das habilidades e limitações de cada pessoa, criando junto do paciente novas formas de fazer o que ele quer e precisa, com a maior autonomia e independência possíveis. Mesmo que algumas atividades pareçam muito simples, como escovar os dentes ou vestir uma camisa, existem condições de saúde que impedem ou dificultam sua realização adequada. O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem tais problemas. Essas atividades incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.
Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento. O psicólogo, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada.
É responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental, como dependência química, depressão e ansiedade, por exemplo. O psiquiatra pode se especializar em psiquiatria infantojuvenil, forense, psicogeriatria, psicoterapia e interconsulta em hospital geral.
O principal objetivo do atleta, principalmente o atleta profissional, é vencer as competições e, para isso, ele se dedica a treinar para chegar ao ápice da própria performance e estuda as melhores estratégias para alcançar suas metas e conquistas.
O médico geneticista é um especialista em doenças genéticas, ou seja, ele se especializou na área conhecida como genética médica. Seu principal foco de atuação é compreender a relação entre genes, a hereditariedade, a relação entre ambiente e genética e a saúde humana.
A Biomedicina é uma profissão da área de saúde focada em estudar doenças humanas, suas causas e como tratá-las. Apesar da semelhança, o que um biomédico faz é diferente do trabalho de um médico. O trabalho do profissional de Biomedicina é identificar, classificar e estudar a fundo os micro-organismos causadores de doenças e suas relações com o organismo humano. Tudo isso para que seja possível descobrir medicamentos e vacinas capazes de combatê-los. Para isso, é comum, na rotina de trabalho do biomédico, fazer exames, interpretar análises e diagnosticar doenças.
Um bioquímico é um profissional que se dedica ao estudo e compreensão dos processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Sua principal área de atuação é a bioquímica, uma disciplina que combina a química e a biologia para investigar e desvendar os mecanismos moleculares que governam a vida. Os bioquímicos realizam pesquisas científicas para investigar as estruturas e funções das biomoléculas, como proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e lipídios, e como elas interagem nos sistemas biológicos. Eles utilizam técnicas avançadas de laboratório, como espectroscopia, cromatografia e técnicas de biologia molecular, para analisar e caracterizar as propriedades físicas e químicas dessas moléculas.
O biotecnólogo, como é chamado o profissional formado em Biotecnologia, desenvolve e aplica tecnologias nas áreas da saúde, química, ambiental, agricultura, etc. Algumas atribuições deste profissional são: > Pesquisar novos tipos e variedades de plantas mais resistentes. > Pesquisar sobre a utilização de micro-organismos na produção de bens e produtos úteis ao ser humano. > Desenvolver maneiras de combater micro-organismos e bactérias prejudiciais ao ser humano. > Pesquisar os efeitos de medicamentos e substâncias químicas em células humanas. > Estudar o melhoramento genético. > Estuda o emprego de microrganismos na produção de vacinas e medicamentos. > Controlar o crescimento microbiano em indústrias alimentícias e farmacêuticas. > Atuar na avaliação e prevenção da contaminação do solo e da água. > Aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças nos rebanhos e nas lavouras. > Desenvolver processos biotecnológicos para o aprimoramento da agricultura.
Para além da atuação direta com o público, há peritos atuando no desenvolvimento e na produção de medicamentos, seja na indústria ou na farmácia com manipulação. Também há farmacêuticos ajudando na detecção de doenças por meio da realização de exames de diagnóstico e aplicação das análises clínicas.